terça-feira, 24 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

codigo moral do bushido

O CÓDIGO MORAL - BUSHIDO
HONRA (MEIYO)
É a qualidade essencial. Ninguém pode pretender ser Budoka (guerreiro no sentido nobre da expressão) se não tiver uma postura honorífica. É da honra que partem todas as outras qualidades. É ter um código moral e um ideal, de maneira a ter sempre um comportamento digno e respeitável.

FIDELIDADE (CHIJITSU)
Não pode existir honra sem fidelidade e a lealdade em relação a certos ideais e para quem os partilha. Ela simboliza a necessidade de cumprir as promessas.

SINCERIDADE (SEUITSU)
A fidelidade necessita de sinceridade nas palavras e nos atos. A mentira arrasta a desconfiança que é a origem de todas as separações. No budo, a saudação é a expressão dessa sinceridade, é o sinal daquele que não se esconde os seus sentimentos, pensamentos, daquele que sabe ser autêntico.

CORAGEM (YUUKI ou YUUKAN)
A força da alma que permite enfrentar o sofrimento chama-se Coragem. É essa Coragem que nos leva a fazer respeitar o que aos nossos olhos nos parece justo, e que apesar de medo e receio nos permite enfrentar os obstáculos.

BONDADE (SHINTETSU)
A bondade é um sinal de coragem e que mostra um grande sentido de humanidade. Ela leva-nos a ser atento para com o próximo e ao que nos rodeia, a ser respeitoso para com a vida.

HUMILDADE (KEN)
Saber ser humilde, isento de orgulho e vaidade, sem fingir, são garantias da modéstia.

VERTICALIDADE (TADASHI ou SEI)
Seguir a linha do dever e nunca mais se desviar. lealdade, honestidade e sinceridade são os pilares dessa verticalidade.

RESPEITO (SONCHOO)
A verticalidade dá origem ao respeito para com o próximo. A gentileza é a expressão desse respeito para com o próximo quaisquer que sejam as suas qualidades, fraqueza ou posição social. Saber tratar as pessoas e as coisas com decência e respeitar o sagrado é o primeiro dever de um Budoka.

CONTROLE (SEIGYO)
Qualidade essencial para todo o faixa preta, representa a possibilidade de dominar os nossos sentimentos, impulsos e controlar o nosso instinto. É um dos principais objetivos da prática do budo porque condiciona toda a nossa eficácia.



Para se ter uma base do bujutsu é necessário que treine 1.000 (mil) dias consecutivos, que é o período que vai da faixa branca à marrom. Para você começar a entender a essência é necessário ter 10.000 (Dez mil) dias consecutivos de treino. Portanto Mestres não se formam de um dia para o outro, como se vê em muitas outras academias, pois a verdadeira essência do budo é desafiar e vencer a si mesmo, tendo como objetivo final conhecer e dominar a si próprio.

bushido codigo de honra dos samurais

Código de Honra, que conhecemos hoje sob o nome de BUSHIDO (literalmente caminho do Cavaleiro Militar). Este Código que deu a razão de ser de geração e gerações de Mestres e discípulos e mais tarde tornou-se pilar dos ensinamentos dos nobres guerreiros japoneses
CÓDIGO DE HONRA DOS SAMURAIS - BUSHIDO

Não tenho Pais, Faço do Céu e da Terra meus Pais.

Não tenho Lar, Faço do * Saika Tandem meu Lar.

Não tenho Poder Divino, Faço da Honestidade meu Poder.

Não tenho condutas, Faço da Humildade minha maneira de relacionamento.

Não tenho Poder Mágico, Faço da minha Personalidade minha magia.

Não tenho vida nem morte, Faço da eternidade a minha vida e a minha morte.

Não tenho Corpo, Faço da Coragem meu corpo.

Não tenho Olhos, Faço do Relâmpago meus olhos.

Não tenho Ouvidos, Faço da sensibilidade meus ouvidos.

Não tenho Membros, Faço da vivacidade meus membros.

Não tenho Leis, Faço da auto proteção minha lei.

Não tenho Projetos, Faço da Oportunidade meus planos.

Não tenho estratégia, Faço da Liberdade de matar e de ressuscitar minha estratégia.

Não sou um Prodígio, Faço do Respeito à verdadeira Doutrina meu milagre.

Não tenho Dogmas Rígidos, Faço da Adaptabilidade a todas as coisas o meu Princípio.

Não tenho Forma, Faço da Astúcia minha forma.

Não tenho Milagres, Faço da Justiça meus milagres.

Não tenho Tática, Faço da rapidez minha tática.

Não tenho amigos, Faço da Mente meu amigo.

Não tenho Inimigo, Faço da Imprudência meu inimigo.

Não tenho Armadura, Faço da minha sinceridade e retidão minha armadura.

Não tenho castelo fortificado para me defender, Faço da minha sabedoria meu castelo.

Não tenho espada, faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.

*SAIKA TANDEM: ponto de equilíbrio do corpo humano, localizado quatro dedos abaixo do umbigo.

domingo, 22 de julho de 2012

FORMAS DE TREINO

FORMAS DE TREINO


osoi

 é a forma lenta e suave. Essa forma era praticada por aqueles que não possuíam tanto vigor físico ou possuíam idade avançada. Na busca do vazio e do desequilíbrio, essencial nessa forma, busca-se encontrar no íntimo do seu inimigo um local escondido para se alojar. As técnicas iniciais eram adaptadas a um raciocínio circular que tinha por objetivo a utilização da força do inimigo contra ele mesmo. Para muitos mestres tal estilo é considerado o último estágio da sapiência militar. Da mesma forma, o Gendai Budo traduziu essa teoria como "ceder para vencer".





hidoi

 contrariamente, caracterizado pela extrema violência e agressividade de seus movimentos, é conhecida como a terrível arte do clã Aizu. A definição do Hidoi retrata o pensamento do Bujutsu na sua essência e realidade

.
koryu

 que tem como significado "estilo antigo", representa as formas clássicas e imutáveis do Aikijujutsu estabelecidas em seqüências de kata


.
renkaku

 que significa "encadeado por um ângulo", era a forma que mais se assemelhava ao jujutsu, diferenciando-se na circularidade de seus movimentos e utilização da força de seu adversário contra ele mesmo.