quarta-feira, 9 de março de 2016

Ichi Geki





Ichi Geki
O significado de Ichi Geki é literalmente um golpe.
Quando enfrentamos um adversário armado com espada, um golpe pode ser a diferença entre a vida e a morte. Esta máxima obrigatoriamente tem sido uma constante na mente dos praticantes de artes marciais, a ideia de que um único erro pode ter consequências desastrosas reforça os níveis de concentração e alerta do praticante.
Quando se dá um golpe embora este não sendo mortal, facilmente desconcentra o adversário e pode ser o primeiro passo para a derrota. Ou seja, nem sempre se vence um combate com apenas um golpe, mas isso seria o ideal...
Muitos golpes são dados em pontos fracos do Yoroi ( armadura japonesa) essencialmente na zona das articulações, desta forma o adversário vacila em seu raciocínio , reflexos e em sua capacidade de reação começando a ceder, dando lugar ao golpe final.
Por isso Ichi Geki não deve ser só interpretado como um único golpe, mas também como o golpe final.
Mas existe também a outra face da moeda e como exemplo, vou usar uma situação real, que aconteceu em um dos meus cursos de formação, dado aos meus alunos de Portugal, me deparei com uma situação bastante satisfatória para mim como mestre.
Nesse mesmo curso onde estávamos praticando a arte da Yari (lança), no término da aula, alguns de meus alunos conversavam na saída do Dojo, entre eles se encontrava Antônio Canto. Outro de meus alunos, Sergio Repas saía com sua Yari apoiada em seu ombro, quando de repente virou na direção oposta e nesse momento sua Yari se dirigiu exatamente na direção do rosto de Antônio, ele percebendo, acompanhou a trajetória do movimento e pôde esquivar da arma sem ser tocado.
Ichi Geki também pode ser interpretado como a resposta a um ataque em que apenas existe uma chance, ou oportunidade de não ser atacado; esse é o exemplo vivo de que o estudo das artes marciais tem a capacidade de alterar nossas reações naturais, tornando bastantes úteis para nossa vida diária, e quem sabe se em algum momento não possa salvar nossa vida quando tenhamos somente uma única possibilidade, uma única solução.
É certo que não vivemos em tempos feudais, mas por acaso, hoje estamos mais seguros? A verdade é que mesmo não vivendo em tempos de guerra, não significa que somente por essa razão estamos livres de perigos. Devemos manter o estado de alerta, vinte e quatro horas por dia, o simples gesto de atravessar a rua pode nos custar a vida ou salva-la, um pequeno segundo de falta de atenção podem ter um final lamentável.
Mas, infelizmente, ainda hoje existem pessoas que vivem em um ambiente de clima de guerra, e que, naturalmente, conseguem criar um sexto sentido muito mais desenvolvido do que o ser humano comum e que simplesmente o fato de que eles sentem a sua integridade física em constante exposição, aumenta os níveis de alerta e melhoram a concentração em sua vida diária, basta conscientemente saberem que o menor erro ou desatenção pode custar-lhes a vida. Finalmente, Ichi Geki pode ser interpretado como um golpe certeiro, de derrota ou vitória. Tal como a vida, que etá repleta de ganhos e perdas, cada praticante de artes marciais, tem de ser consciente de que quando cair tem que se levantar, mas o mais importante é não ter uma queda de onde seja impossivel levantar-se. Existem momentos na vida em que nos vemos obrigados a tomar uma decisão, há sempre dois caminhos, mas apenas se pode escolher um, qualquer caminho que escolher, irá trazer consequencias sejam boas ou más. Na grande maioria das decições que se tomam, não dá para voltar atrás, e arrepender-se não é possivel. Seja como for, tendo sido uma decisão boa ou má, mesmo se arrependendo, o que está feito, feito está. Se isso servir de consolo, essas escolhas nos ensinam a crescer e a viver de maneira que essas decisões mal tomadas ou esses erros cometidos sejam compensados, com atitudes mais ponderadas e conscientes. Por mais que se tente esconder o passado é como uma tatuagem que nos acompanha pelo resto de nossas vidas . Quem aprende com os seus próprios erros está seguro, mas quem aprende com o erro dos outros é sábio.
Ichi Geki transmite uma mensagem muito importante ao praticante de artes marciais, deve-se ponderar a todo o custo suas atitudes e decisões, e que nunca se esqueça, que em um dado momento em sua vida tomou a decisão de se tornar um Budoka, e que assumindo essa atitude jurou lealdade a seu Mestre, lealdade que deve ser levada a cabo pelo resto de sua vida, e segui-lo incondicionalmente, acatando e apoiando todas as suas decisões, mesmo que nem sempre sejam as mais certas pelo seu ponto de vista, pois os maus momentos, também tem suas vantagens, eles servem de reforço da amizade e da lealdade, pois os verdadeiros amigos e seguidores se revelam nos momentos difíceis, e em momentos em que tem que tomar decisões onde só se pode eleger um caminho. Nessa hora vem o papel do Mestre que sem dúvida indicará o caminha correto.
Retirado do livro: A arte japonesa da Lança e da espada, Kumidachi e Sô jutsu. De Sueyoshi Akeshi.

domingo, 6 de março de 2016

KUMIDACHI


KUMIDACHI
O nosso estilo de kenjutsu possui quatro grupos diferentes de kumidachi, URA, JISSEN, KASEN e AISHIN.- URA : É composto por dez katas, com parceiro. Esta forma de combate se inicia em grande distância. Os adversários se aproximam mutuamente para a distância de combate (mae). O objetivo é minimizar os golpes e absorver a energia do adversário em proveito próprio, para assim utilizá-la e ganhar o combate. Uma vez mais, a rapidez na reação é essencial para o resultado final do combate, todos os movimentos são extremos, e a margem de erro é mínima. O corpo tem que estar o mais relaxado possível para que a reação ao ataque seja o mais eficaz possível. A forma de caminhar também é muito importante, o centro do corpo se mantém sem nenhum tipo de movimento lateral, ascendente ou descendente. Ou seja, da cintura para cima, o corpo aparenta estar imóvel. Na ausência de movimento externo, o objetivo é enganar o adversário no que se refere à aproximação. A ausência de sentir peso sobre os pés e a correta posição do sei-chu-shin (centro do corpo) são essenciais, facilitando deste modo uma rápida reação do corpo resultante de qualquer um dos sentidos. Este sentimento se chama UKIMI (flutuar).
-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta.
-KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível.
-AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.
-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.

-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.

-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.