KUMIDACHI
KUMIDACHI
O nosso estilo de kenjutsu possui quatro grupos diferentes de kumidachi, URA, JISSEN, KASEN e AISHIN.- URA : É composto por dez katas, com parceiro. Esta forma de combate se inicia em grande distância. Os adversários se aproximam mutuamente para a distância de combate (mae). O objetivo é minimizar os golpes e absorver a energia do adversário em proveito próprio, para assim utilizá-la e ganhar o combate. Uma vez mais, a rapidez na reação é essencial para o resultado final do combate, todos os movimentos são extremos, e a margem de erro é mínima. O corpo tem que estar o mais relaxado possível para que a reação ao ataque seja o mais eficaz possível. A forma de caminhar também é muito importante, o centro do corpo se mantém sem nenhum tipo de movimento lateral, ascendente ou descendente. Ou seja, da cintura para cima, o corpo aparenta estar imóvel. Na ausência de movimento externo, o objetivo é enganar o adversário no que se refere à aproximação. A ausência de sentir peso sobre os pés e a correta posição do sei-chu-shin (centro do corpo) são essenciais, facilitando deste modo uma rápida reação do corpo resultante de qualquer um dos sentidos. Este sentimento se chama UKIMI (flutuar).
-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta.
-KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível.
-AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.
-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.
-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.-JISEN: Este grupo contém nove kumidachi. A distância de combate é curta, diferente do ura, em que os praticantes iniciam em grande distância o combate. Aqui, o contato entre os fukuroshinai são mais potentes, os golpes são mais fortes, que inevitavelmente provoca uma maior pressão entre os praticantes. Mas, mesmo que os golpes sejam mais fortes, não quer dizer que o corpo tenha que estar tenso. Pelo contrário. A tensão afeta a capacidade de reação diminuindo a velocidade e a eficiência da técnica, não se esqueça de que o corpo tem que estar completamente relaxado para poder absorver perfeitamente os ataques do adversário, usando a força desses mesmos ataques em proveito próprio. Este kumidachi obriga a desenvolver uma reação imediata, em grande parte, devido à distância que é curta, a pressão aumenta, por sua vez, e o corpo e a mente, estão mais alertas, o que obriga a uma leitura rápida do adversário e a uma rápida resposta. -KASEN: Este grupo de dez kumidachi estuda o combate com yoroi (armadura). É certo que, se o adversário usa uma armadura, fica muito difícil uma finalização eficaz, mas não é impossível. O combate se inicia da mesma forma que ura, em longa distância. Aqui, os ataques têm que ser muito precisos, visando os pontos fracos do yoroi. Também tem que se levar em conta que a movimentação do corpo está limitada, por isso tem que se evitar técnicas desnecessárias e aplicar ataques simples e eficazes. Aparentemente, as técnicas utilizadas parecem ser mais simples, mas se levando em conta o uso do yoroi, o fácil se torna difícil, cada movimento se faz a uma grande velocidade e a finalização tem que ser a mais precisa possível. -AISHIN: Este último grupo, possui apenas cinco kumidachi. O kamae (guarda) utilizado se chama kuruma e consiste em esconder o fukuroshinai da vista do adversário. Mesmo sendo estranho um kamae em que o fukuroshinai está atrás e o corpo, à frente, na realidade é bastante eficaz , tratando-se principalmente de estratégia para que o adversário possa cair em uma armadilha, levando a entender que o corpo está completamente desprotegido e vulnerável ao ataque, sendo esse o momento para reagir.Nesse tipo de combate é difícil de controlar a distância, tendo em conta que o fukuroshinai está escondido.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir